Artigos Técnicos

Capim Mombaça, Variedade com Alto Poder Nutritivo!

Capim Mombaça, Variedade com Alto Poder Nutritivo!

O capim Mombaça é recomendado para bovinos de corte e leite.

Esta forrageira apresenta elevado potencial produtivo, recentemente seu uso tem sido associado a sistemas intensivos de produção. Dentre as caracteristicas que destacam a cultivar, vale ressaltar a alta resposta produtiva a adubação nitrogenada.

O Capim Mombaça é uma forrageira que deve ser intensamente explorada durante o período chuvoso, época em que o crescimento é mais intenso e a qualidade nutricional também é maior.

O Capim Panicum maximum cv. (Mombaça) é reconhecido mundialmente por ter alta produtividade e qualidade, sobretudo, este capim possui grandes exigencias em fertilidade do solo. O manejo mais indicado para essa pastagem é o que consista em ações rotacionadas.

É recomendado para solos com boa fertilidade, ou que sejam corrigidos, nesse sentido exige bom nível de fertilidade para um rápido estabelecimento. A referida cultivar vem alcançando espaço também em sistemas de integração lavoura/pecuária e na pecuária de leite, em substituição ao capim-elefante e o colonião.

O Capim Mombaça é originário da África tropical, assim, pode ser encontrado em formas nativas até à África do sul, em margens florestais, como capim pioneiro ocupando solos recém desmatado, e em pastagens sob sombra rala de árvores.

Foi coletado em 1967, sendo lançado no Brasil em 1993 pela EMBRAPA, no Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte.

Vantagens:

  • Essa cultivar é tão exigente quanto às outras cultivares de Panicum maximum;

  • Apresenta maior eficiência na utilização do fósforo do solo que os demais;

  • O Capim Mombaça tem apresentado maiores produções de matéria seca total e de folhas;

  • Em solo de cerrado adubado e condições de pastejo, apresentou maior produção de matéria seca e teores mais elevados de fósforo nas folhas e maior lotação, quando comparada a outros panicuns;

  • A produção do Capim Mombaça é de 33 toneladas de matéria seca/Ha/Ano, com 13,4% de proteína, sendo que 60% ocorre no período chuvoso e 40% no período seco;

  • Tem folhas largas, em torno de 3 cm.

Observação:

O preparo do solo para essa especie é o convencional, ou seja, o mesmo utilizado para a formação de outras pastagens, e a semeadura deverá acontecer logo após o início das chuvas.

Para cada hectare, será necessário usar de 13 a 15kg de sementes.

Esta e outras variedades disponiveis em nosso site:

www.sementesagromax.com.br

Sementes Agromax

Seriedade e segurança na formação de pastagens

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?